quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A Baleia que explodiu

Ontem estava assistindo aquele programa "Vídeos Incríveis" e vi novamente o vídeo da baleia que explodiu. Alguns já devem ter visto, mas sempre é bom relembrar, de tão tosca que é a história.

Isso aconteceu nos Estados Unidos, no estado de Oregon, e foi devidamente documentado por uma equipe de reportagem local. Nessas imagens começamos a entender o caso: uma baleia de oito toneladas morta, aparece na praia, e as autoridades decidem ver-se livres do gigantesco cadáver usando explosivos.

No vídeo, surgem engenheiros que, aparentemente, planejaram muito bem o que fazer nessa situação. Eles dizem que a ideia é colocar dinamite dentro da baleia, fazer com que ela fique desfeita em pequenos pedaços para que depois os animais marítimos, como as gaivotas, se encarreguem de comer.

Vários populares dirigem-se à praia para assistir ao evento. Os engenheiros introduzem meia tonelada de dinamite dentro da baleia morta (e um deles até chega a dizer à reportagem que possivelmente aquilo é pouca dinamite) e preparam a explosão. A praia está cheia de curiosos, afinal é um espectáculo que não se vê todos os dias.

A baleia explode. Até aqui tudo bem.

Aquilo em que ninguém pensou é que meia tonelada de dinamite dentro de uma baleia não se limita a fazer com que os tais pequenos pedaços se espalhem pacatamente pela areia: milhares de pedaços de baleia são projetados a grande velocidade em todas as direções - e não, ninguém se lembrou disto. Nem mesmo os ultra-profssionais engenheiros.

O que se vê no vídeo - e que o cronista Dave Barry classifica como "o espectáculo mais maravilhoso da história da Humanidade" é a reação de alegria dos populares ser subitamente transformada em pânico absoluto, à medida que gigantescos pedaços de baleia voam na sua direcção.

São imagens inesquecíveis: carros com os tetos completamente destruídos por pedaços gigantes de baleia, no estacionamento de um supermercado a alguns quilometros dali. O confiante engenheiro que se vê no início do vídeo surge agora com a nítida expressão de quem fez uma enorme cagada.

Quanto às gaivotas, as tais que supostamente comeriam os pedaços de baleia... Onde foram ? Ninguém sabe, mas muitos acham que depois do cagaço que passaram com a explosão migraram definitivamente para o Brasil, e nunca mais foram avistadas naquela zona, até hoje. A história passou-se em 1970.


Fonte

Nenhum comentário: