sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Novo Toyota Corolla






O SEMA Show, em Las Vegas, foi escolhido pela Toyota para a apresentação oficial da 10ª geração do Corolla. Com algumas diferenças para a versão que já é vendida na Europa - plataforma, suspensão mais esportiva, spoiler opcional no pára-choque e detalhes no interior -, o Corolla norte-americano será a base para a versão que será produzida no Brasil no começo do ano que vem. “Basicamente é este carro. O Brasil terá pequenas modificações no interior e no exterior, as quais não posso revelar ainda” falou a Autoesporte o engenheiro-chefe da plataforma do Corolla, Shinichi Yasui.

Ao vivo, o Corolla americano parece ter menos a cara de Camry encolhido, como o europeu. Os pára-lamas dianteiros são menos encorpados. O interior está mais jovial que o da atual geração. Nos EUA, as vendas começam em dezembro, mas os preços ainda não estão definidos, de acordo com Yasui. O Corolla brasileiro começa a ser vendido no Brasil em março do ano que vem.

O sedã médio da Toyota será vendido nos EUA com motor 1.8, de 132 cavalos, 6 cv a mais que a versão anterior. Terá rodas de 15 ou 16 polgadas e navegador de série, pela primeira vez. Segundo Shinichi Yasui, uma das principais diferenças entre as versões européia e americana é a suspensão. “Os europeus gostam mais de estabilidade. Nos EUA, mais de velocidade. Por isso fizemos algumas modificações. Uma das novidades da nova geração do Corolla nos EUA é a versão XRS. Vem como uma opção acima da linha S, que tambem é vendida no Brasil. Aqui, a S representou 40% do total de 390 mil Corollas vendidos no ano passado. A XRS deve ficar com 5% do mix. Esta opção mais esportiva tem de série rodas de aro 18, supensão de braço duplo na traseira (com calibraçaõ esportiva), volante com comandos de áudio e revestimento de couro, acabamento interno diferenciado e motor 2.4 de 158 cv.

Questionado sobre a possível produção do compacto Matrix no Brasil, Yasui desconversou novamente: “Eu não posso falar sobre isso”. A Toyota tem planos de construir outra fábrica no Brasil até 2010, para a produção de um carro pequeno, para aumentar sua participação de mercado.

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